segunda-feira, 23 de agosto de 2010

OS KARAS – Pedro Bandeira

Neste momento que nossos jovens são bombardeados com essa “literatura-vamp-importada” (que é legal também, mas vazia na maior parte dos casos) deixamos de lado o que nosso país tem de bom em Literatura Infantojuvenil.

A Coleção “OS KARAS” fala de um grupo de jovens, reunidos em uma das mais caras Escolas de SP. A diferença desse grupo para tantos outros é que as discussões que eles se propõem não são vazias como: “a roupa que vou vestir amanhã”, “quanto o carro esporte dele brilha”, e “como vou gastar os milhões conseguidos (de forma ilícita) do meu namorado hoje”.

Os Karas são um grupo de jovens pensantes, uma elite intelectual na juventude que trata de problemas atuais (mesmo que o livro mais antigo tenha uns 30 anos) e nem por isso perde a emoção da aventura e do romance. Os livros tratam de temas como: a obediência como forma de controle, problemas da Amazônia, Nazismo, AIDS, Crime organizado, esportes, entre outros.

A coleção é composta de 5 livros: “A droga da Obediência”, “Pântano de sangue”, “Anjo da Morte”, “A droga do amor” e “Droga de Americana”. Embora os títulos pareçam “fortes” os temas são muito agradáveis e as histórias muito envolventes.

Pra quem não conhece esse nome, Pedro Bandeira nasceu em São Paulo, em 1942. Trabalhou em teatro profissional como ator, diretor e cenógrafo. Foi redator, editor e ator de comerciais de televisão. A partir de 1983 tornou-se exclusivamente escritor. Sua obra, direcionada a crianças e jovens, tem ganhado diversos prêmios, como Jabuti, APCA, Adolfo Aizen e Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Já vendeu mais de 20 milhões de exemplares de seus livros. (Fonte: Editora Moderna)

Pedro Bandeira é uma dos melhores escritores de Literatura Infantojuvenil no Brasil. Recentemente teve seu Livro “O fantástico Mistério de Feiurinha” adaptado para o Cinema. Mas engana-se quem pensa que ele surgiu com o filme. Pedro Bandeira já fez muitas crianças virarem adultos leitores.

Site da editora Moderna: AQUI



Nenhum comentário:

Postar um comentário